Cultura Africana no Brasil

Blog de arteeculturanaescola :ARTE E CULTURA NA ESCOLA, Cultura Africana no Brasil

A contribuiçao musical e culinaria dos negros para o brasil é sempre lembrada, mas sua importancia para a cultura brasileira vai muito além  disso. 

A influencia africana no foclore brasileiro,no artesanato e na confuguraçao da cultura que substitue a crista europeia, predominate no periodo  colonial                                                                                                          

A religiao africana e marcada pelo politeismo e pelos rituais para agradecer ou pedir aos deuses a realizaçao de desejos. 

  Aos serem trazidos para o brasil, muitos grupos mantiveram suas tradiçoes e, mesmo  na condiçao de escravizados conseguiram preservar o camdomble, a umbanda, a quimbanda e a mandiga, seus cultos de origem.

A quimbanda e a umbanda, originarias dasa terras bantas, fundametam-se na crença na existencia e no poder dos ancestrais (guias).A palavra umbanda significa ''o além onde moram espiritos '', mas tambem remete a ''arte de curar'' ou ao ''culto pelo qual o sacerdote cura''.

Outra interessante manifestaçoes cultural do periodo colonial foi a capoeira, cuja a origem e objeto de controversia. Há os que acreditam que ela nasceu no brasil, a partir de uma mistura de lutas, danças e rituais de diversas partes do Africa.                                                                                                                                                             

segunda 07 março 2011 13:27



Nenhum comentário Cultura Africana no Brasil



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.167.41.199) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para arteeculturanaescola

Precisa estar conectado para adicionar arteeculturanaescola para os seus amigos

 
Criar um blog